quinta-feira, 25 de junho de 2015

Muito mais gramática


ATIVIDADES DIVERSAS SOBRE TIPOS DE LINGUAGEM, VARIANTES LINGUÍSTICAS, ENCONTROS CONSONANTAIS, ENCONTROS VOCÁLICOS, SÍLABAS TÔNICAS, FONEMAS E DÍGRAFOS

1) Em relação aos tipos de linguagem, responda: 
a) Quando alguém usa apenas sons, imagens ou gestos para se comunicar usa a linguagem _________________. 
b) Um livro que não possui imagens é um exemplo de linguagem ______________________. 
c) Uma história em quadrinhos é um exemplo de linguagem ______________ porque tem ___________ e ___________________. 


2) Observe a charge abaixo e responda às questões sobre variedade linguística: 

a) A variedade padrão ou formal da Língua Portuguesa refere-se ao uso correto da Língua, sem erros de ortografia ou pronúncia. A variedade não-padrão ou informal apresenta algum tipo de erro em relação ao uso da Língua. Abaixo de cada balão escreva se a fala dos personagens da charge é padrão ou não padrão. 

b) Como ficaria a frase do último balão se usássemos a variedade padrão? 

3) Leia o texto e responda às questões 

OLIM... PIADAS DOS INSETOS 
Luciane W. Raup 

Nas olimpíadas dos insetos, 
Todos os resultados pareciam certos 

No salto a distância, o Senhor Grilo já se via campeão
Fez pose para fotos, jogou beijos, acenou a mão
Disse, bem ligeiro e bem alto: 
Atenção para o meu grande salto! 
O que ele não contava, o que ele não esperava 
Era pela Dona Lesma que passeava 
Toda linda, toda cheia de bagagens, 
Bem na linha de aterrissagens! 

No levantamento de peso, a Dona Formiga 
Não via adversários para entrar na briga! 
Pela Dona Abelha foi vencida: 
50 contra 300 foi a partida. 
A Sra. Pulga nem precisou competir: 
Sua força todos sabem admitir. 

A competição mais esperada era a de velocidade! 
A plateia zunia de felicidade! 
Sra. Barata e Srta. Libélula eram as favoritas. 
Nos seus postos, muito aflitas. 
A Dona Joaninha queimou a largada: 
Todos os insetos saíram em revoada 
Numa só nuvem, esbarraram as asas, uma confusão! 
Perderam o equilíbrio, embolaram-se, foram ao chão. 

O Rei Besouro disse aos súditos uma verdade: 
Vamos botar regras nessa entomológica atividade! 
Ninguém entendeu o desejo da Majestade... 
E deixaram a ordem para bem mais tarde! 

Por isso, não te enganes não: 
Nas olim...piadas dos insetos, 
Para te dizer os resultados bem corretos, 
só deu foi confusão! 
a) Na primeira estrofe do poema, destaque duas palavras que apresentam encontro vocálico e classifique-o: 

b) Separe as sílabas das palavras sublinhadas na 2ª estrofe do texto e classifique os encontros vocálicos: 

c) Na 3ª estrofe, há 3 palavras que apresentam ditongo. Quais são? 

d) Na 4ª estrofe, há 1 palavra que apresenta ditongo e hiato. Qual é essa palavra? 

e) Retire, da 4ª estrofe, 3 palavras que tenham hiato. 

f) Quantas e quais são as palavras que apresentam ditongo na 5ª estrofe? 

g) Conte o número de letras e fonemas das palavras destacadas no texto, indicando os dígrafos, se houver: 

4) Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo em ditongos, tritongos ou hiatos: 
a) Lei: 
b) Juízo: 
c) Cooperar: 
d) Lua: 
e) Princípio: 
f) Aguentar: 
g) Saída: 
h) Existência: 
i) Espiões: 
j) Peixe: 
k) Feijão: 
l) Averiguar: 
m) Enxaguou: 
n) Saguão: 
o) Zoológico: 
p) Houve: 
q) Baú: 
r) Fiéis: 
s) Glória: 
t) Ouve: 
u) Joelho: 
v) Ideia: 
w) Dia: 
x) Cuia: 
y) Rua: 
z) Álcool: 

5) Leia estes versos 

Armas, um galho de árvore, o alçapão; 
E, em breve, uma avezinha descuidada, 
Batendo as asas cai na escravidão. 

Dás-lhe então, por esplêndida morada, 
A gaiola dourada; 
Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos, e tudo; 


Por que é que, tendo tudo, há de ficar 
O passarinho mudo, 
Arrepiado e triste, sem cantar? [...] 

Olavo Bilac 

a) Transcreva do texto as palavras monossílabas:
b) Transcreva do texto a palavra em que as letras QU representam um só fonema.
c) Transcreva do texto duas palavras proparoxítonas:
d) Transcreva do texto duas palavras oxítonas:
e) Transcreva do texto uma palavra que tenha hiato:
f) Transcreva do texto duas palavras que tenham ditongo:
g) Que variedade linguística é utilizada no poema? Explique:
h) O poema é um exemplo de que tipo de linguagem? Explique:

6) Observe as palavras abaixo:
Po – e – si –a 
Vo – o
Ca – cho – ei – ras
Ex – plo – são
I – guais
a) Em quais palavras há vogais seguidas em sílabas diferentes?
b) Em quais palavras há uma sílaba em que se encontram uma vogal e uma semivogal?
c) Em qual palavra há uma sílaba em que se encontram uma vogal e duas semivogais?
d) Nas palavras poesia, voo e cachoeiras ocorre um_______________________.
e) Nas palavras cachoeiras e explosão ocorre um _________________________.
f) Na palavra “iguais” ocorre um __________________________.

7) Observe a tirinha e responda às questões:

a) A tirinha é um exemplo de que tipo de linguagem? Explique:
b) Se tirássemos o texto escrito, teríamos um exemplo de linguagem ______________ .
c) Qual é a palavra do primeiro quadrinho que apresenta um encontro consonantal?
d) Qual é a palavra do primeiro quadrinho que apresenta um dígrafo e um hiato?
e) Trocando apenas o fonema inicial da palavra “gente” que outras quatro palavras podemos formar?



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