domingo, 8 de julho de 2012

Um pouco de Londres


Formas de governo
Brasil e Inglaterra
Suas diferenças

A forma de governo de um país significa como o poder político é exercido e pode ser de dois tipos: monarquia e república.
A monarquia é forma de governo em que apenas um cidadão governa o país como chefe de Estado, de maneira vitalícia ou até sua abdicação, sendo o poder supremo exercido por este monarca.
O termo "república" vem do latim e quer dizer "coisa pública".
É a forma de governo na qual um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de país, podendo ou não acumular funções do poder executivo.
Na república o sistema de governo pode ser o presidencialismo ou o parlamentarismo.
O presidencialismo é o sistema de governo em que o líder do poder executivo é escolhido geralmente pelo povo para mandatos já definidos em lei constitucional acumulando a função de chefe de Estado e chefe de Governo.
Já no parlamentarismo, o Parlamento, que é o Poder Legislativo, oferece apoio direito ou indireto para o poder executivo.

Brasil: Da monarquia ao presidencialismo:
A monarquia no Brasil começou a vigorar a partir de 1822, quando o Brasil tornou-se independente de Portugal.
Nesta fase a nação brasileira era praticamente unanime com relação a adoção dessa forma de governo por vários motivos, sendo que o principal era o receio em relação a possibilidade do Brasil sofrer o mesmo destino das colônias hispano-americanas, ou seja: caos político, social e econômico, desmembramento territorial, golpes de Estado e instalação de ditaduras.
A transição para a república se deu após o golpe de Estado militar que instaurou a forma republicana presidencialista, em 15 de novembro de 1889. A instalação da República foi liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca e nos cinco anos iniciais, o Brasil foi governado por militares.
Em 1985 tem início a Nova República, marca o reencontro do Brasil com os governos civis. Seu início foi turbulento, marcado pela morte inesperada de Tancredo Neves, seguido de planos econômicos falhos e finalmente as primeiras eleições diretas para presidente em 29 anos.
Daí para frente a democracia vai tomando forma, inicialmente tímida, mas sempre viva como conquista do povo brasileiro.

Forma do governo no Reino Unido:
A Inglaterra é uma das nações que fazem parte do Reino Unido (juntamente com Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), ela não possui nenhum governo ou corpo de representantes independente do Reino Unido.
Esse último, por sua vez, é uma Monarquia Parlamentarista.
Essa forma de governo é caracterizada por um parlamento que tem o objetivo de criar leis e realizar obras públicas.
O chefe de estado (rei, ou no caso atual: rainha Elizabeth II do Reino Unido) tem função apenas representativa e diplomática, não possuindo pois nenhuma forma de poder executivo.
O regime parlamentar implica a existência de um primeiro-ministro (David Cameron, líder do Partido Conservador) que é eleito pela maioria no parlamento.
Atualmente a Inglaterra se divide em quatro níveis de subdivisões administrativas: regiões, condados, distritos e paróquias.
Porém tradicionalmente, Inglaterra se divide em condados (shires), de constituição que tem sido algo variável.
Os condados podem ser definidos para várias razões.
Os condados cerimoniais são definidos pelo governo e a cada um é designado um Lord-Lieutenant.
 A maioria refere a um grupo de autoridades locais e frequentemente com referência geográfica.

Fonte(s):

Direto da terra da rainha
Revista Projetos Escolares Olimpíadas nº20
Editora On line








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do Blog Mistura de Alegria