Jogos e brincadeira para semana da criança
Jogos e Brincadeiras
CACHORRO E GATO CEGO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.
QUAL O PERFUME?
IDADE: 9 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução:
o professor dará ao alunos do centro para cheirar o perfume e dirá: -
deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida
dará alvejante, etc... Este deverá identificar, entre outros qual foi o
primeiro, etc.
TOCAR O CEGO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentar
adivinhar quem o tocou.
COM QUEM ESTARÁ A BOLA?
IDADE: 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, perspicácia
MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados
Execução:
os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca
as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os
olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o
jogo.
GARRAFA MÁGICA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver a imaginação
MATERIAL: Uma garrafa
LOCAL: Sala, pátio
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculo, o professor no centro
Execução:
o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na
direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa
determinada pela turma ou professor.
COMER A MAÇÃ
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Controle Emocional
MATERIAL: Maçã
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: fileiras
Organização: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maças penduradas
Execução:
ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segura-la,
dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior
número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o
que comer a maçã primeiro.
O CACHORRO E O OSSO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Atenção, audição
MATERIAL: Qualquer objeto
LOCAL: pátio, gramado
Formação: círculo
Organização:
os alunos em círculos. Um sentado ao centro tendo olhos vendados, que
será o cachorro. Perto de si haverá um objeto “o osso”
Execução:
dado o sinal, o professor indicará um dos alunos no círculo que tentará
cautelosamente pegar o osso. Percebendo o ruído, o cachorro latirá e
indicará o lado do ruído. Ao acertar a direção o professor indicará
outro aluno. Se um conseguir e não for adivinhado se tira as vendas e
tenta adivinhar.
O MICO
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Atenção, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra, gramado, pátio
Formação: círculo
Organização: em círculo, ficando dois alunos que se defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada “MICO”
Execução:
ao sinal de início, os alunos que tem a bola passam-na ao colega da
esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e assim sucessivamente. As
bolas são passadas, o objetivo é fazer com que uma bola alcance a outra,
isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam que isto
aconteça em suas mãos. Quem deixar cais a bola deve recuperá-la sozinho e
voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é
apanhado interrompes-se a brincadeira e o aluno que permitir ficará no
centro até ser substituído.
ESTALINHO
OBJ. ESP.: Coordenação motora, ritmo, atenção
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculo
Organização:
alunos numerados seguidamente formando um círculo na posição
“sentados”. Todos iniciam o jogo batendo duas vezes e estalando os dedos
uma vez na mão direita e outra esquerda.
Execução: um aluno ao estalar os dedos da mão direita diz seu número e ao estalar da mão esquerda, chama um número
correspondente,
a um companheiro. Aquele que for chamado continuará o jogo dizendo o
seu número e chamando outro. Quem errar e quem chamar o número que já
saiu, também irá sair.
ELEFANTE VOA?
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Atenção
LOCAL: Sala, quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo
Execução:
o professor pergunta se determinados bichos voam. Se voam, os alunos
deverão responder: voa e fazerem gestos com os braços. Ex.: Galinha voa?
Pássaro voa? Elefante voa? O aluno que cometer algum engano pagará
prenda no final.
JOGO DO PUM
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Atenção e pronta reação
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos na posição sentados
Execução:
os alunos numerando-se seguidamente, mas chegando ao número 7 deverá
dizer: PUM, substituindo-os. O aluno que demorar em falar ou não
substituir o número por Pum deixará o jogo toda vez que errar. O jogo é
renumerado pelo aluno colocado à sua direita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário