Olimpíadas
Projeto Olimpíadas - Londres 2012
JUSTIFICATIVA:
Desde a sua origem na Grécia, os jogos Olímpicos são considerados como o maior espetáculo da terra. Antigamente, era conhecido como um período de paz entre as lutas, hoje, atletas do mundo inteiro se reúnem em um grande espetáculo que mistura nações, cores, bandeiras e religiões, é o momento onde o esporte é valorizado, mostrando a sua força, acima das diferenças e das guerras.
Este momento deve ser aproveitado ao máximo, para que as crianças possam conhecer
outros povos e diferentes culturas, deixando de lado a competição e ao mesmo tempo torcendo e incentivando atletas e a prática de esportes.
Os jogos e o destaque da mídia, colaboram para a curiosidade e interesse das crianças sobre este tema tão rico, colaborando para a formação de uma atmosfera de otimismo e esperança. Aproveitando a curiosidade das crianças, tem-se um momento único para colaborar com a formação de ética e valores cidadãos de respeito ao outro em sua individualidade."Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
( Paulo Freire )
OBJETIVO GERAL:
Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade cultural;
Desenvolver espírito esportivo e gosto pelo esporte;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Projeto Olimpíadas - Londres 2012
JUSTIFICATIVA:
Desde a sua origem na Grécia, os jogos Olímpicos são considerados como o maior espetáculo da terra. Antigamente, era conhecido como um período de paz entre as lutas, hoje, atletas do mundo inteiro se reúnem em um grande espetáculo que mistura nações, cores, bandeiras e religiões, é o momento onde o esporte é valorizado, mostrando a sua força, acima das diferenças e das guerras.
Este momento deve ser aproveitado ao máximo, para que as crianças possam conhecer
outros povos e diferentes culturas, deixando de lado a competição e ao mesmo tempo torcendo e incentivando atletas e a prática de esportes.
Os jogos e o destaque da mídia, colaboram para a curiosidade e interesse das crianças sobre este tema tão rico, colaborando para a formação de uma atmosfera de otimismo e esperança. Aproveitando a curiosidade das crianças, tem-se um momento único para colaborar com a formação de ética e valores cidadãos de respeito ao outro em sua individualidade."Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
( Paulo Freire )
OBJETIVO GERAL:
Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade cultural;
Desenvolver espírito esportivo e gosto pelo esporte;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Educação Física
Conhecer e praticar as variadas modalidades esportivas, através de jogos e brincadeiras;
Perceber a importância do esporte como fonte de saúde física e mental para os seus praticantes, através de rodinhas de conversação e entrevistas com atletas da comunidade.Língua Portuguesa
Formular hipóteses de palavras,
Interpretar e produzir textos coletivos;
Relacionar cada esporte aos seus símbolos (desenho e escrita);
Comparar a escrita chinesa (ideograma) com a Portuguesa e trabalhar o conceito de sílabas (pedacinhos).Matemática
Construir gráficos e tabelas utilizando os dados coletados durante os jogos.
Resolver problemas com dados reais dos jogos;
Identificar e representar formas geométricas dos estádios, piscinas, quadras, objetos usados nos jogos e campos que irão sediar os jogos;
Conhecer e utilizar instrumentos de medidas de espaço e tempo;
Exercitar o raciocínio lógico matemático através de atividades com o TangranEstudos Sociais
Conhecer a origem das olimpíadas;
Aprofundar o conhecimento sobre o país e cidade sede das olimpíadas 2008, pesquisando sobre culinária, música, horóscopo, arte e a influência Chinesa no Brasil (Kung Fu, por exemplo).
CONTEÚDOS PROPOSTOS:
Sondagem dos conhecimentos prévios e das curiosidades que deverão ser pesquisadas.
Mini olimpíadas (queimada, cabo de guerra, arremesso de peso, chute ao gol, corda, arrecadação de agasalhos e alimentos, arrecadação de latas de alumínio – para aquisição de um aparelho de som, jogos entre pais e filhos e outros.)
Produção de texto coletivo,
Hipótese de palavras.
Formas geométricas;
Construção de gráficos e tabelas para acompanhar os resultados.
Culinária;
Lendas;
Artes e música;
Esportes.
AVALIAÇÃO:
Partindo das idéias de Hoffmann(2001), Hadji(2001), Mendéz(2002), entre outros, a avaliação deve ser contínua global e formativa. Desse modo, os instrumentos avaliativos são – testes de níveis de linguagem, observação da evolução do raciocínio lógico matemático, tarefas e relatório final, referente ao desenvolvimento do grupo.
Conhecer e praticar as variadas modalidades esportivas, através de jogos e brincadeiras;
Perceber a importância do esporte como fonte de saúde física e mental para os seus praticantes, através de rodinhas de conversação e entrevistas com atletas da comunidade.Língua Portuguesa
Formular hipóteses de palavras,
Interpretar e produzir textos coletivos;
Relacionar cada esporte aos seus símbolos (desenho e escrita);
Comparar a escrita chinesa (ideograma) com a Portuguesa e trabalhar o conceito de sílabas (pedacinhos).Matemática
Construir gráficos e tabelas utilizando os dados coletados durante os jogos.
Resolver problemas com dados reais dos jogos;
Identificar e representar formas geométricas dos estádios, piscinas, quadras, objetos usados nos jogos e campos que irão sediar os jogos;
Conhecer e utilizar instrumentos de medidas de espaço e tempo;
Exercitar o raciocínio lógico matemático através de atividades com o TangranEstudos Sociais
Conhecer a origem das olimpíadas;
Aprofundar o conhecimento sobre o país e cidade sede das olimpíadas 2008, pesquisando sobre culinária, música, horóscopo, arte e a influência Chinesa no Brasil (Kung Fu, por exemplo).
CONTEÚDOS PROPOSTOS:
Sondagem dos conhecimentos prévios e das curiosidades que deverão ser pesquisadas.
Mini olimpíadas (queimada, cabo de guerra, arremesso de peso, chute ao gol, corda, arrecadação de agasalhos e alimentos, arrecadação de latas de alumínio – para aquisição de um aparelho de som, jogos entre pais e filhos e outros.)
Produção de texto coletivo,
Hipótese de palavras.
Formas geométricas;
Construção de gráficos e tabelas para acompanhar os resultados.
Culinária;
Lendas;
Artes e música;
Esportes.
AVALIAÇÃO:
Partindo das idéias de Hoffmann(2001), Hadji(2001), Mendéz(2002), entre outros, a avaliação deve ser contínua global e formativa. Desse modo, os instrumentos avaliativos são – testes de níveis de linguagem, observação da evolução do raciocínio lógico matemático, tarefas e relatório final, referente ao desenvolvimento do grupo.
Mascotes dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Wenlock e Mandeville - Mascotes dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Em 19 de maio de 2010 foram revelados em Londres, Reino Unido, as mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2012.
Wenlock e Mandeville são as mascotes dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Eles são duas gotas do aço de Bolton, cidade industrial do noroeste da Inglaterra. Wenlock é a mascote dos Jogos Olímpicos e Mandeville é a mascote dos Jogos Paraolímpicos.
Os nomes das mascotes são uma referência a Much Wenlock, uma pequena cidade inglesa que foi precursora dos Jogos Olímpicos Modernos com os Jogos Olímpicos de Wenlock, que se iniciaram em 1850. Mandeville foi inspirado na vila onde se inciou o Stoke Mandeville Wheelchair Games, depois chamado de World Wheelchair and Amputee Games, evento precursor dos Jogos Paraolímpicos.
O conceito da história das mascotes foi feita pelo autor, poeta e dramaturgo Michael Morpurgo, conhecido pelo seu trabalho em obras de literatura infantil.Todas as sedes dos Jogos Olímpicos de Verão
Ano - Cidade - País1896 - Atenas - Grécia1900 - Paris - França1904 - Saint Louis - Estados Unidos1906* - Atenas - Grécia1908 - Londres - Reino Unido1912 - Estocolmo - Suécia1916 - Não realizada1920 - Antuérpia - Bélgica1924 - Paris - França1928 - Amsterdã - Holanda1932 - Los Angeles - Estados Unidos1936 - Berlim - Alemanha1940 - Não realizada1944 - Não realizada1948 - Londres - Reino Unido1952 - Helsínque - Finlândia1956 - Melbourne - Austrália1960 - Roma - Itália1964 - Tóquio - Japão1968 - Cidade do México - México1972 - Munique - Alemanha Ocidental1976 - Montreal - Canadá1980 - Moscou - União Soviética1984 - Los Angeles - Estados Unidos1988 - Seul - Coreia do Sul1992 - Barcelona - Espanha1996 - Atlanta - Estados Unidos2000 - Sydney - Austrália2004 - Atenas - Grécia2008 - Pequim - China2012 - Londres - Reino Unido2016 - Rio de Janeiro - Brasil2020 - a ser escolhida em 2013
2024 - a ser escolhida em 2017
2028 - a ser escolhida em 2021
Wenlock e Mandeville - Mascotes dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Em 19 de maio de 2010 foram revelados em Londres, Reino Unido, as mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2012.
Wenlock e Mandeville são as mascotes dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Eles são duas gotas do aço de Bolton, cidade industrial do noroeste da Inglaterra. Wenlock é a mascote dos Jogos Olímpicos e Mandeville é a mascote dos Jogos Paraolímpicos.
O conceito da história das mascotes foi feita pelo autor, poeta e dramaturgo Michael Morpurgo, conhecido pelo seu trabalho em obras de literatura infantil.Todas as sedes dos Jogos Olímpicos de Verão
Ano - Cidade - País1896 - Atenas - Grécia1900 - Paris - França1904 - Saint Louis - Estados Unidos1906* - Atenas - Grécia1908 - Londres - Reino Unido1912 - Estocolmo - Suécia1916 - Não realizada1920 - Antuérpia - Bélgica1924 - Paris - França1928 - Amsterdã - Holanda1932 - Los Angeles - Estados Unidos1936 - Berlim - Alemanha1940 - Não realizada1944 - Não realizada1948 - Londres - Reino Unido1952 - Helsínque - Finlândia1956 - Melbourne - Austrália1960 - Roma - Itália1964 - Tóquio - Japão1968 - Cidade do México - México1972 - Munique - Alemanha Ocidental1976 - Montreal - Canadá1980 - Moscou - União Soviética1984 - Los Angeles - Estados Unidos1988 - Seul - Coreia do Sul1992 - Barcelona - Espanha1996 - Atlanta - Estados Unidos2000 - Sydney - Austrália2004 - Atenas - Grécia2008 - Pequim - China2012 - Londres - Reino Unido2016 - Rio de Janeiro - Brasil2020 - a ser escolhida em 2013
2024 - a ser escolhida em 2017
2028 - a ser escolhida em 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário