sábado, 19 de maio de 2012

Educação Infantil


         CONHECIMENTO DE MUNDO- 4 a 5 anos

MOVIMENTO

1.            O jogo dramático: neste jogo a criança deixa de ser ela mesma para se tornar um personagem, um animal, um objeto;
2.            Imitação de expressões faciais: triste, alegre, zangado, etc.
3.            Brincadeira livre em pequenos grupos, com a observação do professor, que poderá fazer algumas interferências quando necessário.
4.            Jogo da Marionete: simula que em cada segmento tem um fio que ao ser esticado o move. Uma criança move os fios e o outro tente mover-se em função da ação do colega.
5.            Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc.
6.            Brincadeiras que utilizem habilidades como força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos que participa como: correr com um pé, pular corda, etc.
7.            Pedir que os alunos façam algumas representações corporais como: derreter como um sorvete, balançar como as folhas de uma árvore, etc.
8.            Brincadeira do siga o mestre: o professor realiza gestos para os alunos imitar.
9.            Trabalhar com cantigas de roda;
10.          Ao som de músicas instrumentais realizar movimentos suaves;
11.          Fazer movimentos seguindo o ritmo de toques de tambor;
12.          Trabalhar com as crianças diferentes modalidades musicais explorando movimentos variados.
13.          Utilizar alguns materiais, em contato com o corpo da criança para proporcionar atividades sensíveis interessantes como: gelo, areia, água, etc.
14.          Banho de mangueira;
15.          Atividades com objetos de pesos variados;
16.          Utilizando o piso da sala de aula e da área externa fazer com que os educandos percebam a diferença de temperatura entre ambos;
17.          Trabalhar o reconhecimento dos sinais vitais e de suas alterações, como a respiração, os batimentos cardíacos.
18.          Participa de brincadeiras e jogos que envolvem correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se e dançar.
19.          Atividade livre na área da escola;
20.          Atividade de comando com música;
21.          Atividades de transpor obstáculos;
22.          Circuito – atividade de percurso de acordo com a turma- obstáculos para subir, descer, pular, rolar, etc.
23.          Atividades com raquetes: equilibrar bolas nelas, lançar bola no ar e amortecer a queda com a raquete;
24.          Lançar aros pequenos no ar;
25.          Pescar os aros com os pés, as mãos e com uma vara;
26.          Bater no balão com diferentes partes do corpo






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Autoditado